Hidrogenio
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Hidrogenio Célula Combustivel
Ademar mannrich junior
JADIEL BAR CARDOSO
BLUMENAU
2011
ademar mannrich junior
JADIEL BAR CARDOSO
hidrogenio celula combustivel
TRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.
Prof.(a) Orientador(a): Silvestre Kestring
BLUMENAU
RESUMO
A PARTIR DA PRIMEIRA CRISE PETROLÍFERA, NA DÉCADA DE 70, PASSOU-SE A CONSIDERAR O HIDROGÊNIO COMO UMA POSSÍVEL FONTE DE ENERGIA, ATRAVÉS DA CONVERSÃO ELETROQUÍMICA, USANDO CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL, QUE ATÉ ENTÃO TINHAM COMO GRANDE APLICAÇÃO PRÁTICA A UTILIZAÇÃO EM MISSÕES ESPACIAIS.
O hidrogênio pode ser considerado como uma fonte de energia intermédia, sendo necessário produzi-lo, transportá-lo e armazená-lo antes de usar. É ainda preciso encontrar soluções tecnologicamente eficientes, econômicas e seguras para o seu manuseamento. O hidrogênio é um combustível leve, mas com baixa densidade de massa por m3. No entanto, sendo o combustível de utilização mais eficiente, na prática, a relação de volume entre o hidrogênio e os combustíveis convencionais não lhe é assim tão desfavorável.
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 O Hidrogênio 4
3 A Economia do Hidrogênio 5
4 A Célula a Combustível 7
5 Exemplos de meios de transporte movidos a celulas de hidrogenio 11
5.1 Avião movido à hidrogênio 11
5.2 IX35 MOVIDOS A HIDROGÊNIO 12
6 Conclusão 13
REFERÊNCIAS 14 Introdução
O conceito de um novo equipamento energético chamado Célula a Combustível começa a despertar um interesse cada vez maior na população em geral, deixando de ser um tema restrito à comunidade técnico-científica e empresarial. Este conceito vem