Hidroeletricidade
Disciplina: Ciência, Tecnologia e Sociedade II
Tópicos resumo relacionados à Hidroeletricidade:
Energia elétrica gerada a partir do princípio da conservação de energia, em que há conversão da energia potencial gravitacional em energia cinética.
O Brasil está entre os países com maior potencial hidrelétrico do mundo.
Além de favorecer o desenvolvimento da economia, proporciona a integração de regiões distantes dos centros urbanos e industriais;
Vantagens:
o Não se faz necessário o uso de combustíveis para a produção de energia, por esse motivo, não há oscilação no preço; o É uma energia renovável e não poluente; o A água das barragens pode ser utilizada para a melhoria da produtividade agrícola, além de prevenir inundações.
Desvantagens: o Há casos em que ocorre inundação de extensas áreas, favorecendo o efeito estufa, pois as árvores submersas podem produzir gases tóxicos, e a evacuação da população; o As obras para se construírem grandes usinas podem ser caras e a longo prazo.
Órgãos ambientais e empresas detêm conhecimento a respeito dessas questões. A fim de evitar impactos ambientais, o Conama, no ano de 2004, criou a resolução nº347, que impõe às construções de usinas hidrelétricas a terem uma equidade ecológica.
O Plano Nacional de Energia (PNE 2030) informou que a energia elétrica de origem hidráulica, no Brasil, correspondia a 89,5% em 2005 do total ofertado no país, e que se faz necessária uma diversificação nesse quadro energético, já que boa parte deste potencial encontra-se na região amazônica, frequentemente explorada. Com isso, prevê-se que, em 2030, esse índice caia para 77,4%.