Hidrodinâmica
Ciência do corpo se movimentando na água ou em fluídos.
Propulsão
Impulsionar ou empurrar o corpo para frente. Na água é necessário que o atleta mova ou impulsione seus membros, com braços, pernas e quadril, para que haja este deslocamento, gerando a propulsão e sustentação da flutuação.
Na hidrodinâmica existem 3 leis de movimento que se baseiam no uso da força para o deslocamento na água, na primeira lei, o nadador permanece parado se não exercer nenhuma força para se deslocou não haver forças de fora.
Na segunda lei existe uma inconstância do momento de um corpo que é relativa a força desequilibrada feita sobre ele, e que ocorre na direção em que a carga. Quando o nadador aumenta a velocidade para frente ele aumenta suas forças motoras, usando os braços e pernas para ocorrer uma velocidade estável. Aumentar a força é essencial para derrotar o aumento das forças de relutância da água.
Na terceira lei, toda ação gera uma reação, igual e contrária. Se o nadador puxar ou empurrara água com os braços ou pernas, ele irá se mover na direção contraria da ação de tração ou empurre.
As formas simples de propulsão na natação são as braçadas, remadas e pernadas. Com a convenção destes movimentos o nadador consegue a propulsão na água.
Movimentos de Braçada
O nadador para se mover a frente deve empurrar a água para trás com os braços submersos, pois se o nadador puxar a água para os lados, ou para cima, sua velocidade ira diminuir.
Movimentos de Remada
Na remada esta ação pode se originar através das mãos, ou pelos pés quando se ajuntam durante a ação do chicoteio do nado peito, fazendo isso o nadador produz uma forma mais eficaz de propulsão.
Movimentos de Pernada ou de Nadadeira
Este deslocamento tipo onda usado pelos peixes para a propulsão na água, gera velocidades incríveis, em humanos no nado crawl as pernas se batendo para cima e para baixo, no borboleta-golfinho movimentos ondulantes das pernas parecido com os movimentos de um golfinho