Hidretos, nitretos e carbetos
Os hidretos são compostos binários e orgânicos que possuem o Hidrogênio em sua composição química. Estes compostos reagem facilmente com a água. Os hidretos são classificados de acordo com o tipo de ligação química que fazem, podendo ser esta iônica, covalente ou metálica.
1) Hidretos iônicos: compostos em que o Hidrogênio aparece ligado a metais da família IA (metais alcalinos) e família IIA (metais alcalinos terrosos). Nestes, o nox do Hidrogênio será -1 .Dentre suas características, citamos:
* são compostos sólidos e cristalinos,com altos pontos de fusão e quando fundidos conduzem corrente elétrica;
* reagem com água ou outro doador de próton formando bases fortes;
CaH2 + 2H2O -> Ca(OH)2 + 2H2
* são insolúveis em solventes inorgânicos e;
* são agentes redutores fortes.
Exemplos: NaH, KH, RbH, FrH, CaH2, SrH2 e BaH2.
Hidreto de Cálcio (CaH2): utilizado para o enchimento de botes salva-vidas e como dessecante para alguns tipos de solventes. Reage fortemente com água liberando gás hidrogênio.
Hidreto de sódio (NaH): muito utilizado como agente redutor em sínteses orgânicas e inorgânicas.
2) Hidretos covalentes: também chamados de hidretos moleculares, são compostos em que o hidrogênio se liga a elementos da família IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e o Belírio (Be). Suas moléculas ligam-se através das ligações de Wan Der Waals, possuindo baixos pontos de fusão e ebulição, são também voláteis. Nestes, o nox do hidrogênio será +1.
*A acidez dos hidretos: os hidretos covalentes possuem maior acidez de acordo com o aumento do número atômico na tabela periódica. Ex: o CH4 quase não possui propriedades ácidas, porém o NH3 é capaz de doar um próton para uma base formando NH2; o H2O perde prótons com bastante facilidade e o NF é um ácido moderadamente forte. A acidez dos hidretos das famílias 6A e 7A aumentam a medida que descemos ao longo dessas famílias.
Exemplos: H2S, CH4, NH3, H2O e HI.
Hidreto de Belírio (BeH2): é uma substância muito empregada