Hidrelétricas, uma mal ou um bem?
Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ Departamento de Ciências Sociais – Metodologia da Ciência.
HIDRELÉTRICA, UM MAL OU UM BEM?
Data de entrega: 07/12/2011
INTRODUÇÃO:
TEMA: Instalação de Usinas Hidrelétricas
PALAVRAS CHAVES: Impactos, Natureza, Economia.
OBJETIVOS:
Objetivos gerais: O projeto tem como objetivos: analisar, pesquisar e expor resultados a respeito da instalação de hidrelétricas em todo o território brasileiro; entender e deixar claras as opiniões, discussões e os projetos sobre o assunto; demonstrar que, ao contrário do que muitos pensam, as usinas não possuem somente consequências negativas, ambientalmente falando, e nem só positivas, se analisadas economicamente. Esclarecer que usinas não são decisões inconseqüentes e têm seus motivos e justificativas.
Objetivos específicos: Pesquisar por meio de livros e de reportagens as vantagens e as desvantagens das hidrelétricas, assunto tão comentado, principalmente nesse ano de 2011, com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Apresentar opiniões de pessoas influentes como políticos e jornalistas, e decisões importantes a respeito do assunto. Analisar principalmente a visão ambiental e econômica e tais impactos em cada área causados pela construção das usinas. Explicar, com foco principal na sociedade acadêmica, todas as faces do assunto, já que muito se fala e pouco se explica.
HIPÓTESES:
Parte-se de um pressuposto que não há, de fato, uma opinião formada pela sociedade brasileira sobre tal forma de obtenção de energia. Para uns, a energia hidrelétrica é de grande prejuízo para a natureza, pelo fato de existir o represamento de áreas que antes eram de vegetação e fauna ou de solo indígena. Para outra parte da população, a energia hidrelétrica é uma forma limpa de transformação de energia por não haver queima de combustíveis fósseis.
A sociedade não tem embasamento