Hidrelétrica e eficiência energética
ELETRICIDADE III
USINAS HIDRELÉTRICAS
I. INTRODUÇÃO
Sabe-se que existem várias formas para a obtenção de energia — queima de combustíveis, através do sol, do vento e de muitas outras, até mesmo pelo movimento de um rio, e é isso que faz uma usina hidrelétrica. A energia produzida nas hidrelétricas é uma das mais limpas e seguras que existem, a emissão de poluentes é muito baixa, até porque a matéria prima utilizada pra produzir energia é a água. Mas apesar disso, e do estudo feito na área onde há a pretensão da instalação de uma usina hidrelétrica, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.
II. DESENVOLVIMENTO
II. 1 Definição Usina hidrelétrica é uma usina que utiliza o fluxo de água de uma elevação alta para uma mais baixa para gerar energia.
II.2 Processos para a obtenção de energia
O processo não é difícil de entender, depois de um estudo para preservar o meio ambiente na área onde há pretensão de instalação da usina, a água do rio é represada por barragens, que controlam o nível da represa, se chover muito as comportas se abrem, dando vazão ao excesso de água. A água represada entra com grande pressão em um aqueduto e segue em direção às turbinas que são as responsáveis pela geração de energia. A turbina é formada por