Hidrelétrica comparada a energia nuclear
Do ponto de vista ambiental, quais são seus riscos?
Os riscos ambientais relacionados com os acidentes que ocorrem na usina e com o destino chamado “lixo atômico”. Os resíduos que ficam no reator, local onde ocorre a queima do urânio para a fissão do átomo. Por conter elevada quantidade de radiação, o lixo atômico tem que ser armazenado em recipeientes metálicos dentro de caixas de concreto e lançados ao mar.
Os acidentes são devido a liberação do material radioativo de dentro do reator, ocasionando contaminação do meio ambiente, provocando câncer e morte aos seres vivos. Isso não só próximo as usinas, mas nas áreas distantes, pois os ventos e nuvens radioativas são carregados por centenas de quilômetro.
Emissão de gases
A E.N não emite gases do efeito estufa, é uma energia pura e limpa.
As Hidrelétricas emitem metano e dióxido de carbono. E sua exploração cobra um preço no aspecto ambiental devido à implantação de suas fundações, alteração do curso de rios e desmatamento.
Do ponto de vista do custo de energia
E energia hidrelétrica é menos cara, comparando com a nuclear e há grande sensibilidade quanto à taxa de retorno, pois os empreendimentos nucleares são baixos. Os custos de manutenção são elevados.
1 kg de urânio produz cerca de 60.000 Kwh e na hidrelétrica são necessários 3,79 L a uma altura de 30,48 m para gerar 1 Kwh.
Do ponto de vista financeiro
Uma hidrelétrica varia de de 7 a 12 bilhões de reais, e uma usinica nuclear fica em torno de 13 a 17 bilhões de reais. Todas dependendo de sua capacidade.