hidrelérica
Orientações didáticas para o professor
1º PASSO – PREPARANDO OS ALUNOS
Neste primeiro momento, talvez os alunos ainda não saibam exatamente como funciona uma usina hidrelétrica, mas, seguramente, já ouviram falar a respeito na mídia ou mesmo na escola, em anos anteriores. Sendo assim, valorize os conhecimentos prévios que o grupo possui e utilize-os como ponto de partida para a apresentação do assunto, o que permitirá uma aprendizagem mais significativa.
Antes de mostrar a animação, promova uma discussão com os alunos. Questione-os, estimule a curiosidade e incentive o levantamento de hipóteses. As questões abaixo podem servir para alavancar essa discussão, e, à medida que os alunos forem se posicionando, outras questões poderão surgir para enriquecer este momento:
- Você já imaginou como seria a rotina em sua casa se não houvesse energia elétrica?
- Como a eletricidade chega às nossas casas? Onde é produzida?
- De que forma a energia elétrica é utilizada na indústria? E no comércio?
- Na sua opinião, onde existe maior consumo de eletricidade: na zona rural ou urbana? Por quê?
- Quando há falta de chuva, é comum ouvirmos falar em “racionamento de energia elétrica”. Você sabe o que significa? Na sua opinião, qual é a relação entre chuva e geração de eletricidade?
Durante a discussão, se surgirem comentários e informações sobre as usinas hidrelétricas, aproveite para falar sobre a animação que será exibida. Caso contrário, introduza o assunto por meio de novas questões:
- Você já ouviu falar em usina hidrelétrica?
- Sabe como funciona?
- Conhece alguma?
- Na sua opinião, existe alguma relação entre uma usina hidrelétrica e a energia que chega às nossas casas? De que forma?
Neste momento, provavelmente os alunos já estarão envolvidos com a discussão. É hora de falar sobre a animação.
Conte aos alunos que a apresentação mostrará a estrutura de uma usina hidrelétrica, seu funcionamento e para que serve cada