Hidraulica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRICOLA
DICIPLINA DE HIDRÁULICA APLICADA
PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
FORTALEZA - CEARÁ
2013
Materiais e Métodos
O experimento foi conduzido no Laboratório de Hidráulica localizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, no dia 11 de Abril de 2013. Anterior à realização do experimento ocorreu uma introdução teórica sobre as propriedades dos fluidos. Dentre elas, a Massa Específica (ρ), Forças de Coesão, Forças de Adesão, Tensão Superficial (σ) e o fenômeno de capilaridade em três fluidos diferentes: água (destilada), mercúrio e óleo.
Para a realização da seguinte prática foram utilizados os seguintes materiais: balança de precisão, Bureta de 50 ml, Becker de 100 ml, proveta, vidro de relógio, multímetro e tubo de caneta (figura 1).
Inicialmente fez-se o teste para posteriormente calcular a massa específica dos fluidos, em três repetições para água e mercúrio, e uma repetição para óleo, onde essas repetições são necessárias para diminuir o erro do experimento. Começando pela água destilada mediu-se a temperatura, colocou-a na bureta de 50 ml e mediu 40 ml de água em um Becker de 100 ml (figura 2) onde anteriormente foi tarado, depois pesado na balança de precisão para obter a massa de água. Com o mercúrio, não foi medida a temperatura do fluido, foram feitas três repetições, mas utilizando apenas 10 ml do mesmo (figura 3), em um Becker de 100 ml já tarado e então pesou-se na balança para obter sua massa. Já com o óleo foi realizada apenas uma repetição, medindo-se um volume de 51 ml na proveta (figura 4) e pesado em balança para obter a massa. Depois de coletar os dados de massa e volume dos três fluidos, foi calculada a massa específica. Foi utilizada uma metodologia para o cálculo da massa especifica dos fluidos onde, primeiramente, calculou-se a