Hidraulica
Esse relatório versara sobre assuntos e temas vistos na visita técnica a obra The Winner da construtora PRUMOS, promovida pelo professor Celso Machado de Faria, da disciplina de construção civil, da PUC Goiás. Apresentaremos nesse relatório as definições sobre lajes, elemento estrutural e um apanhado dos mais interessantes tipos de formas e escoramentos utilizados e suas aplicações. Veremos também um pouco de Alvenaria, o assentamento com ou sem argamassa de ligação, em fiadas horizontais ou em camadas parecidas, que se repetem sobrepondo-se umas sobre as outras.
LAJES
As lajes podem ser divididas em vários tipos, em relação a obra em questão vamos estudar dois tipos, as maciças e as nervuradas.
LAJES MACIÇAS
Lajes são elementos planos, em geral horizontais, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura. A principal função das lajes é receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios.Esses apoios são admitidos indeslocáveis. Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
A sequência de execução de lajes é a seguinte:
1. Confecção de forma de madeira sobre escoramento
2. Execução de armadura (disposição das barras de aço) conforme projeto
3. Instalação de caixas e eletrodutos entre as barras
4. Concretagem (hoje em dia não é mais usual produzir o concreto para lajes em betoneiras na obra, o concreto vêm de caminhão trazido por empresas concreteiras e é bombeado sobre a laje)
Lajes Nervuradas
Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha.
Segundo a NBR 6118:2003,