Hidraulica 7exp

498 palavras 2 páginas
INTRODUCAO
O fator de atrito (f) consiste na resistência hidráulica. Na equação de Darcy-Weisbach, a estimativa do fator de atrito (f) é essencial para o cálculo da perda de carga em redes de tubulações. Para escoamento laminar (R < 2000), o cálculo do fator de atrito é feito pela equação de HagenPoiseuille (f = 64/R), sendo apenas uma função do número de Reynoldos (R), o qual depende exclusivamente das propriedades do fluido, do diâmetro do tubo e da velocidade do escoamento. Porém, para escoamento permanente turbulento, a estimativa do fator de atrito é mais complexa, pois f é uma função da rugosidade relativa das paredes do tubo e do Número de Reynolds.
A Rugosidade é definida, no caso particular das tubulações, aquela que tem uma anomalia interna, representada por protuberâncias, rugas ou ainda crateras em sua estrutura interna natural quando nova ou após envelhecimento pelo uso. A rugosidade é a responsável pelo atrito ou a resistência a passagem do fluido, deformando o que seria ideal. No limite da parede, a velocidade do fluído é zero, aumentando progressivamente ate ao centro, onde a velocidade é máxima, diminuindo também progressivamente ate chegar ao valor zero no outro extremo do tubo.
Quando a tubulação é nova, o coeficiente de rugosidade é um número relativamente grande diminuindo seu valor com os anos de uso no transporte de água. Sua rugosidade ou incrustação aumenta e, o número correspondente diminuí. Levando essa ideia ao limite, pode-se dizer que, para uma tubulação sem atrito algum, seu coeficiente de rugosidade, tenderá para um número muito grande, por outro lado seu fator de atrito tenderia para zero pois são grandezas contrárias.
OBJETIVOS
Calcular a perda de carga total (hp);
Calcular a perda de carga unitária(J);
Tirar conclusões;
MATERIAIS UTILIZADOS
Tubo Diafragma;
Quadro de pressões-manômetro;
Agua;
Modulo experimental de hidráulica;
RESULTADOS
Dados:
Diâmetro do tubo liso=0,0381m
Valor de K=0,676;
Valor de m=0,45 dHg=13,6 g=9,81m/s²

Relacionados