HI Nazi Fascismo
Nazi-fascismo
São Bernardo do Campo
2015
ALESSANDRO JEAN GIGI
EDSON GOMES MARTINELLI
FELIPE PERDIGÃO ANDRADE
RAFAEL AKIO SHISHITO MATOS
VICTOR PARPINELLI ANANIAS DA SILVA
Nazi-fascismo
Prof.º Maria Luiza
História
Técnico em Informática
3ª Série E
Período Integral
São Bernardo do Campo
2015
SUMÁRIO
Introdução 1
1. Fascismo 3
2. Nazismo 10
3. Nazi-fascismo 14
3.1 O que é? 14
3.2 História 14
3.3 Crise de 29 14
4. Conclusão 17
5. Referências Bibliográficas 18
Introdução
Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi palco de uma revolução democrática que se instaurou no país. A primeira grande dificuldade da jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha.
O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.1 O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.
À medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram no cenário político-alemão partidos ultranacionalistas, radicalmente contrários ao socialismo. Curiosamente, um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) e era liderado por um ex-cabo de nome Adolf Hitler. As eleições presidenciais de 1925 foram vencidas pelo velho Von Hindenburg que, com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente norte-americano, conseguiu com que a economia do país voltasse a crescer lentamente.
Ao mesmo tempo, a Itália, mesmo vitoriosa no conflito, mergulhava em uma grande crise econômica. Os