hhhhhhhhhhh
Esqueceu a senha?
Criar conta e publicar artigo!
WebArtigos.com - Publicar Artigos | Divulgar Textos | Artigos e Monografias
Artigos
Educação
Educação na Era Vargas
Publicado em 22 de julho de 2012 em Educação
Imprimir
RSS
Educação na Era Vargas
PROVOCAÇÕES EDUCACIONAIS NA ERA VARGAS
wagnerhist@bol.com.br/Agosto de 2012
Introdução
Para entender um pouco sobre a Educação Brasileira, precisamos compreender o contexto histórico a partir de 1930, que foi justamente neste período em que houve alguns passos significativos no sistema educacional brasileiro, ao ser criado as LDBs.
A educação na Era Vargas, será o pontapé inicial deste estudo, que foi muito importante para entendermos a situação atual do Brasil no quesito educacional. E para percorrer sobre a política educacional do governo de Getúlio Vargas que se estende de 1930 a 1954 ano de seu suicídio. Porém, foi a partir do Governo Provisório, Governo Constitucional e do Estado Novo que serão os períodos analisados para esta dissertação de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Com isso, Getulio Vargas desenvolveu uma política voltada para várias classes sociais, ao qual o tornou como um governo populista e apelidado para sempre como o “Pai dos Pobres”, representando mudanças significativas no modelo de desenvolvimento nacional e na sociedade brasileira como um todo. Com essas mudanças no campo econômico, a área educacional acompanhou o desenvolvimento do país, principalmente no Governo do Estado Novo, ao qual a propaganda política apoiou o trabalho de Vargas na educação do país.
Portanto, ao analisar esta dissertação, observaremos que Getulio além de ser “Pai dos Pobres” foi também o “Pai das Reformas” como a Reforma Francisco Campos e a Reforma Capanema, voltada