hghilglk

897 palavras 4 páginas
A Pré-história Da Antropologia:

A descoberta das diferenças pelos viajantes do século e a dupla resposta ideológica dada daquela época até nossos dias

A gênese da reflexão antropológica e contemporânea a descoberta do Novo
Mundo. O Renascimento explora espaços até então desconhecidos e começa a elaborar discursos sobre os habitantes que povoam aqueles espacos.¹
A grande questão que e então colocada, e que nasce desse primeiro confronto visual com a alteridade, e a seguinte: aqueles que acabaram de serem descobertos pertencem a humanidade? O critério essencial para saber se convém atribuir-lhes um estatuto humano e, nessa época, religioso: O selvagem tem uma alma? O pecado original também lhes diz respeito?
-questão capital para os missionários, já que da resposta irá depender o fato de saber se e possível trazer-lhes a revelação. Notamos que se, no século XIV, a questão e colocada, não e de forma alguma solucionada. Ela será definitivamente resolvida apenas dois séculos mais tarde.
Nessa época e que começam a se esboçar as duas ideologias concorrentes, mas das quais uma consiste no simétrico invertido da outra: a recusa do estranho apreendido a partir de uma falta, e cujo corolário e a boa consciência que se tem sobre si e sua sociedade; ² a fascinação pelo estranho cujo corolário e a má consciência que se tem sobre si e sua sociedade.
Ora, os próprios termos dessa dupla posição estão colocados desde a metade do século XIV: no debate, que se torna uma controvérsia publica, que durara vários meses (em 1550, na Espanha, em Valladolid), e que opõe o dominicano Las Casas e o jurista Sepulvera.

Las Casas:

“Aqueles que pretendem que os índios são bárbaros, responderemos que essas pessoas tem aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem política que, em alguns reinos, e melhor que a nossa. (...) Esses povos igualavam ou até superavam muitas nações e uma ordem política que, em alguns reinos, e
Melhor que a nossa. (...) Esses povos igualavam ou

Relacionados