Heuristica da Disponibilidade
Maslow:
A teoria da motivação de Maslow é marcadamente uma teoria que considera o ser humano na sua totalidade, dando ênfase à integração dinâmica dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. A hipótese central dessa teoria é a existência de uma hierarquia das necessidades humanas, constituída pelas necessidades inferiores de hierarquia (biopsicossociais). Somente à medida que as necessidades inferiores forem satisfeitas, pelo menos em parte, é que surgirão as necessidades superiores da hierarquia. Em linhas gerais, as necessidades humanas foram dividas em: fisiológicas, de segurança, de afiliação e de amor, de autoestima, de auto realização e de estéticas.
A teoria das necessidades humanas proposta por Maslow representa uma abordagem humanista na Psicologia. Afirma que o homem não é redutível à sua fisiologia, não é um respondente mecânico ou mesmo cognitivo a estímulos e não é dominado por impulsos destrutivos sexuais e agressivos. A natureza humana é complexa e constituída por fatores biopsicossociais. É à medida que a pessoa é capaz de integrar esses fatores e de desenvolver o seu potencial biopsicossocial que ela se torna mais integralmente ser humano e mais coerente com a sua própria natureza. Esse desenvolvimento vai beneficiar não só o ser humano individualmente, como também as organizações e as sociedades em geral, isto porque, à medida que os indivíduos se tornam mais capazes, tanto física quanto mentalmente, as suas realizações serão qualitativamente superiores. Vale ressaltar que, entretanto, as organizações devem possibilitar condições de trabalho que permitam esse desenvolvimento.
McClelland:
A teoria da necessidade de realização ou N-anchievement tenta relacionar essa necessidade com o desenvolvimento econômico. Ela enfatiza o esforço do individuo e a importância do compromisso com os resultados de seu próprio trabalho. O individuo realiza-se naquilo que faz e não nas possíveis recompensas