Heteronimos de Fernando Pessoa
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS E LITERATURA
RODRIGO MACHADO SILVA
LÍNGUA PORTUGUESA
2009
TEMA: HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA
INTRODUÇÃO
Fernando Antônio Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa tendo seu valor comparado ao de Camões. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. Foi um dos maiores divulgadores da heteronímia, se assim for permitido dizer.
Fernando Pessoa é o poeta dos heterônimos e é através de seus personagens que se dá a complexidade dos seus pensamentos, conhecimentos e percepções da vida e do mundo. Ao dar vida às múltiplas vozes que comporta dentro de si, o poeta pode expressar as diferentes formas do universo, das coisas e do homem. Os heterônimos podem ser vistos como a expressão de diferentes facetas da personalidade de Fernando Pessoa e como a manifestação de uma profunda imaginação, criatividade e ficção que desde cedo se revela no poeta.
Cada um de seus Heterônimos tinha uma personalidade e uma identidade característica. Eram muito diferentes entre si e muitos diferentes de Pessoa. Os heterônimos são invenções de personagens completos, que têm uma biografia própria, estilos literários diferenciados, e que produzem uma obra paralela à do seu criador. Fernando Pessoa criou várias dessas personagens. Uma pergunta ainda fica no ar: Por que Pessoa teria criado seus heterônimos? Seria esquizofrenia? Psicografia? Uma grande piada? Um genial jogo de marketing poético? De certo, sabe-se que a genialidade de Fernando Pessoa é grande demais para caber em um só poeta. Talvez por esta razão tenha sido escolhido este tema para essa