Heráclito
Foi um filósofo grego que nasceu aproximadamente em 540 a. C., em Éfeso, na Ásia Menor, e morreu aproximadamente em 475 a. C.
Heráclito ridicularizava o conhecimento dos médicos e dos físicos de sua época.
Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros.
É considerado atualmente o precursor (Que ou quem é o primeiro a pregar ou a defender certas ideias, tendências ou doutrinas – iniciador) de diversas noções relativas aos fenômenos da Natureza, é autor de uma obra sobre a Natureza, conhecida por As Musas ou Da Natureza, da qual se conhecem somente alguns fragmentos. Foi dividida por seus discípulos e estudiosos em Do Todo, A Política e A Teologia. É considerado, em determinado sentido, o fundador da Dialética.
É considerado por numerosos autores da história da filosofia o mais importante dos pré-socráticos, apesar de ter sido conhecido como “o obscuro”, por apresentar seu pensamento por meio de aforismos (Máxima enunciada em poucas palavras; Preceito expresso em forma de sentença breve.), com um estilo enigmático.
Era descendente de família abastada e tradicional em Éfeso. Sua doutrina filosófica tinha base a fórmula: “ Tudo Flui “. Defendia a tese de que o fogo se constituía no principal elemento da matéria, sujeita à mutação constante e ao mesmo tempo racional. Teoricamente adotava a Escola Jônica (escola da filosofia grega em Mileto)
De certo modo é o fundador da Metafísica, como teoria geral abstrata explicativa das coisas, e também da Dialética, por ensinar que todas as coisas estão em contínuo movimento.
Situada na foz do rio Caister, Éfeso é uma antiga cidade da costa ocidental da Ásia Menor, uma das mais importantesfundações dos jónios, a alguns quilómetros do lugar sagrado de uma deusa da Anatólia conhecida entre os gregos porArtemísia.
No século VII a. C., Éfeso resistiu à invasão dos cimérios e dos reis da Lídia, acabando por ser conquistada em 560 a.C. por Creso da Lídia. Este