Heráclito e Devir
2013
Exercícios da Atividade 02: Heráclito e o devir.
1- O que o grupo sabe sobre a palavra Heráclito?
Sabemos que Heráclito foi uma grande filósofo que viveu entre o século VI a V a.c. E que Cícero lhe deu o cognome “Obscuro” pelo seu estilo “oracular” de expressar seu pensamento. Oracular é um termo usado na época para se referir a expressões mais vagas que precisavam de interpretações.
2- O que o grupo conhece por devir?
Sabemos que devir é um conceito de que tudo está em constante mudança, de que tudo, desde objetos, animais, pessoas, está se transformando a qualquer e a todo momento, o conceito de que nada é estático.
Esse conceito explica também que todas as coisas sofrem por opostos, que estão em constante choque de contradições. Todos nós temos o bem e o mal dentro de nós, a diferença, é por qual o caminho que escolhemos seguir.
3- Retire do texto “Heráclito e o devir”, quatro ideias sobre o texto.
De que tudo e todos estamos sujeitos a constantes mudanças.
De que as coisas são consequência dos opostos e conflitos entre elas.
A questão do saber, de que a sabedoria não provém somente e apenas de um agregado de informações.
A questão da percepção dos sentidos, de que nem tudo que vemos, ouvido e sentimos é realmente como as coisas são.
A questão também de que tudo pode ao mesmo tempo ser e não ser, dependendo da perspectiva de que você a vê, como no exemplo dado no texto: “Mar, água mais pura e mais impura, para os peixes potável e saudável, para os homens impotável e mortal”.
4- Relacione as ideias do texto com a sua vida.
Poremos utilizar os conceitos de devir para compreendermos melhor a vida, percebemos o quanto somos ignorantes e egoístas na grande maioria das vezes, de que nós sempre achamos que as coisas são assim porque achamos que elas são assim.
Nos damos conta do quão intolerantes também somos, afinal, ninguém é igual a ninguém, as pessoas, as coisas estão sempre mudando, você gostando ou não disso.
É a lei