HERPES
Herpes Simples é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo.
Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV – 1) é normalmente associado a infecções dos lábios, da boca e da face. Esse é o vírus mais comum de herpes simples e muitas pessoas o desenvolvem na infância. O HSV-1 frequentemente causa feridas (lesões) no interior da boca, como aftas, ou infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea). É transmitido através de contato com a saliva infectada. Na vida adulta, cerca de 30- 90% das pessoas já têm anticorpos contra o HSV-1. A probabilidade de infecção na infância é maior dentre aqueles que possuem menor status socioeconômico.
O vírus do herpes simples 2 (HSV -2) é normalmente transmitido sexualmente. Os sintomas incluem úlceras ou feridas genitais. Ambos os vírus podem infectar qualquer área da pele ou das mucosas.
O HSV nunca é eliminado do organismo, mas permanece adormecido e pode ser ativado, causando sintomas.
AGENTES ETIOLÓGICOS
O herpes simples é causado pelo herpesvírus hominus tipo -1. São vírus, DNA da família Herpesviridae. São frequentes em vários países, especialmente os pobres.
PERÍODO E MODO DE TRANSMISSÃO
O período de transmissão é de 4 a 12 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Nas infecções assintomáticas, orais e genitais, pode haver disseminação transitória do vírus.
É uma virose transmitida, predominantemente, pelo contato sexual. A transmissão pode se dar, também, pelo contato direto com lesões ou objetos contaminados.
Por contato intimo com indivíduo transmissor do vírus, a partir de superfície mucosa ou lesões infectantes. O HSV é rapidamente inativo em temperatura ambiente e após secagem, o que faz com que a disseminação por aerossóis ou fômites seja rara. O vírus ganha acesso através de escoriações na pele ou