Herpes zoster
Herpes zoster – “Cobreiro”
Dermatogeriatria, Infectologia
Painel
Colaboradora : Dra Mônica Cristine Jove Motti *
* Médica geriatra
O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada pelo Varicella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora).
Trata-se de um vírus exclusivamente da raça humana, de prevenção possível através da vacinação, entretanto após sua instalação ele pode persistir de forma latente por toda a vida. O fenômeno de reativação tardia apresenta-se em pacientes imunoincompetentes, já acometidos por outras doenças por exemplo: linfoma não Hodgking, doença de Hodgkin, leucemias, transplantados em imunosupressão medicamentosa, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, etc.
E pode acometer pacientes com alteração imunológica própria do envelhecimento (idosos- alteração da resposta imunológica das células T).
O zóster esta associado a complicações como neuralgia pós herpética, oftalmite herpética, miocardite, parestesias, miopatias, entre outras.
São lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora, o herpes vírus, que fica incubado em um músculo do corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa.
• Herpes zoster, que só ataca uma vez e imuniza a pessoa;
• Ambos causam dor intensa, mas o herpes zoster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor persiste por meses e até anos porque o nervo demora muito para se regenerar;
Como aparecem
Dá em surtos, por isso é chamado de gripe da pele, porque vai e volta. Pelo menos 90% da população já teve contato com o vírus da catapora, causador, que se desenvolve em 40% dos infectados.
Herpes zoster
Acomete nervos e pele, causando dor terrível, de pessoas com baixa imunidade. Geralmente ataca os nervos que ficam entre as costelas (na horizontal) e o nervo trigêneo da face, a partir da orelha. Pode durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por meses ou anos, quase enlouquecendo a pessoa.