Herpes simplex tipo 1
A doença conhecida como herpes é causada pelo vírus herpes simples. O herpes simples é uma das infecções mais comuns da humanidade.o tipo 1, que é principalmente associado com infeccões faciais residem em um estado de latência (um tipo de "dormência") nos nervos que dão a sensibilidade da pele.
A infecção inicial ocorre principalmente na infância, e passa muitas vezes desapercebida, por ser em geral um quadro muito discreto. Em países em desenvolvimento, quase 100% das crianças já foram infectadas aos 5 anos. Em grupos de maior poder aquisitivo esta taxa é mais baixa.O vírus pode ser eliminado na saliva e nas secreções genitais de individuos sem sintomas, principalmente nos dias ou semanas após um ataque da doença. Porém a quantidade eliminada através de lesões em atividade é 100 a 1000 vezes maior. A disseminacão é por contato direto com secrecões infectadas.
Pequenas lesões, especialmente na pele, ajudam a introduzir o vírus no organismo. Após a infecção inicial , desenvolve-se imunidade; porém esta não é capaz de proteger totalmente contra novos ataques da doença. Contudo, quando há uma deficiência imunológica, tanto a infeccão inicial como os episódios de recorrência da doença tendem a ser mais freqüentes e a ser mais pronunciados. A infeccão inicial pelo vírus herpes do tipo 1 se manifesta em geral na boca ou na mucosa oral. A maior parte dos casos ocorrem em crianças entre 1 e 5 anos de idade.
Após um período de incubacão de 4 a 5 dias, os sintomas se iniciam com febre, que pode ser alta, e indisposição. O ato de alimentar-se pode ser doloroso, e o hálito é ruim. Vesículas (pequenas bolhas) ocorrem em placas na língua, garganta, palato e dentro da boca. As vesículas evoluem com a formação de úlceras recobertas por crostas amareladas. Os gânglios regionais estão aumentados e dolorosos. A febre regride após 3-5 dias e a recuperacão usualmente é completa após 2 semanas. Depois desta recuperação, o vírus os fatores que