Herpes Genital
Introdução:
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Ciências Físicas e Naturais e neste trabalho abordo as infeções sexualmente transmissíveis.
Infeções sexualmente transmissíveis (IST)
As IST, ou infeções sexualmente transmissíveis, são doenças contagiosas cuja forma mais frequente de transmissão é através das relações sexuais (vaginais, orais ou anais).
Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
As Doenças Sexualmente Transmissível (conhecidas como DST) transmitem-se através do contacto sexual, embora a relação sexual não seja a única forma de transmissão, apenas a mais frequente. Estas doenças contraem-se por contacto uma pessoa infetada, que pode ou não exibir sinais exteriores da doença.
Infeções sexualmente transmissíveis
Exemplos:
-VIH/SIDA;
- Hepatite B;
-Sífilis;
-Clamídia;
-Herpes Genital.
Herpes Genital
Modos de Contágio/Fatores de Risco:
A sua transmissão pode ocorrer através da prática de penetração vaginal, de sexo oral ou de sexo anal. A infeção pode também propagar-se através de beijos e carícias, quando há contacto com lesões ou secreções das zonas afetadas.
Prevenção:
-A utilização do preservativo é a forma mais adequada de prevenção, embora não seja 100% eficaz.
-As mulheres grávidas com história de Herpes Genital devem informar o seu médico sobre a doença, para que sejam tomadas as medidas necessárias para que não haja contágio do bebé durante o parto.
-Quando surge, aconselha-se a abstinência sexual.
-Limitar o número de parceiros.
Sintomas:
Os sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de bolhas e lesões na área genital quer dos homens quer das mulheres, acompanhadas por dor, prurido e ardor ao urinar.
Outros sintomas durante a primeira vez que as bolhas rompem podem incluir um segundo florescimento de feridas e sintomas semelhantes à gripe, incluindo febre. Vírus herpes simplex.
Tipos de Herpes Genital:
O herpes genital é uma infeção que