HEROI
Ulisses de Homero
Rio de Janeiro
Ulisses, um Herói
No poema de Homero, a Odisséia, o nome do herói Ulisses, era Odisseu. Filho de Laerte e de Anticléia. Mas o mito postula que ele foi filho bastado de Sísito. Daí pensa-se, que a astúcia de Ulisses esta atrelada a Sísito que era muito inteligente e sagaz, enganava até mesmo os deuses.
(...) “filho de Laerte e Anticléia, mas as variantes alteraram-lhe sobremodo os antepassados mais distantes. É assim que, do lado paterno, seu avô, desde a Odisséia, chamava-se Arcísio, que era filho de Zeus e de Euriodia. Do lado materno o herói tinha pó avô a Autólico, donde seu bisavô era nada mais nada menos que Hermes”. (Junito, vol. III, pag. 290)
A vida de Ulisses é contada na Ilíada, onde ele é figura importante, e na Odisséia, onde é protagonista. Na Ilíada ele herói guerreiro no sentido golpear, atacar o inimigo usando mais à força física. No poema de Homérico, ele se defende o tempo através de sua sagacidade, inteligência, astúcia, não tem medo de morrer, tem um ego muito estruturado, é muito emotivo, amoroso; é eternamente apaixonado.
Guerra de Tróia.
È sabido que a guerra de Tróia se estendeu por mais de dez anos, até que um astucioso herói recorreu a um estratagema - o conhecido cavalo de madeira -, e os gregos acabaram por tomar a cidade.
Ulisses, fora o maior herói da Grécia Antiga, que viera a Tróia, contra a vontade para defender a Grécia.
Ulisses não queria abandonar sua esposa Penélope e seu filho por causa da infidelidade de uma mulher. (Helena, rainha de Esparta, mulher de Menelau raptada por Páris). Assim que foi dada a notícia de ele teria que ir lutar na guerra, fingiu-se de louco, mas logo e foi desmascarado pelo mensageiro.
(...) “Quando lhe faltaram argumentos, fingiu-se de louco. Em companhia de seu primo, o astuto e inventivo