Herniorrafia
I) O que é o procedimento?
A herniorrafia é uma cirurgia que visa corrigir o defeito na musculatura e/ou aponeurose, permitindo o aparecimento da hérnia abdominal, ou seja, consiste em fechar o orifício da hérnia fazendo um reforço para evitar o seu retorno.
II) Como é realizado?
A técnica consiste no fechamento do anel herniário, por meio de pontos cirúrgicos ou, mais atualmente, com a colocação de telas. Essas telas são como uma rede, feita de material orgânico, sintético ou ambos e que tem como objetivos o fechamento do defeito e a formação de tecido cicatricial mais espesso e resistente que o tecido que se formaria sem a colocação da tela. Esse tecido formado com a tela, e como dito, mais espesso e resistente, diminui a chance de recidivas.
III) Quais as indicações da cirurgia?
A cirurgia é necessária porque :
Não existe a possibilidade de fechamento expontâneo deste túnel;
A permanência do intestino dentro deste canal causa desconforto, impede a prática de esporte nas crianças maiores, e prejudica em longo prazo o desenvolvimento do testículo;
Principalmente pelo risco de encarceramento e estrangulamento da hérnia.
IV) As complicações no pré e pós operatório?
PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO:
1. Realizar os exames médicos solicitados pelo médico. Você deverá levá-los consigo ao consultório antes e também para o hospital, na data da cirurgia.
2. Internar-se no hospital orientado, com a solicitação de internação dada pelo médico, além de documento com foto, carteirinha do convênio, se possível com acompanhante (obrigatório para menores de idade). Deve-se chegar ao menos 90 minutos antes do horário marcado para o procedimento para a realização de burocracia de internação, tipagem sanguínea e avaliação pré-anestésica.
3. Jejum: é de extrema importância para o bom andamento da anestesia e cirurgia, devendo ser seguido com seriedade. Jejum absoluto (NEM ÁGUA) 8 horas antes do horário agendado para a cirurgia. Evitar refeições