hernia de hiato
O músculo diafragma, localizado na transição entre o tórax e oabdome, separa as duas cavidades corporais. Neste músculo existe um orifício, conhecido por hiato esofágico, por onde o esôfago penetra nacavidade abdominal e se liga ao estômago. A hérnia de hiato caracteriza-se por um enfraquecimento dodiafragma e alargamento do orifício nele contido, pelo qual uma parte do estômago desliza em direção ao esôfago. ( aquela Bolinha que tem na figura do slide 1) A hérnia de hiato é o deslizamento do estômago em direção ao esôfago, sendo que esta alteração anatômica ocorre devido à diferença entre a alta pressão dentro do abdome em relação à baixa pressão dentro do tórax. Acredita-se que a incidência de hérnia de hiato seja de 5 casos para cada 1000 habitantes. A presença da hérnia de hiato confirma a fraqueza da musculatura do diafragma, que é responsável pela manutenção do mecanismo anti-refluxo.
Slide 02
O que causa Hérnia de Hiato? Não é fácil determinar-se a causa específica da hérnia de hiato, mas sabe-se que além dos problemas genéticos alguns outros fatores facilitam as hérnias em geral: idade avançada; excesso de peso; ingerir grandes quantidades de alimentos antes de se deitar; ingerir líquidos em excesso durante as refeições (principalmente gasosos); traumas abdominais e a prática de esportes que forcem a musculatura abdominal, como musculação e halterofilismo (levantamento de pesos).
A causa é desconhecida, mas a hérnia de hiato pode ser o resultado de uma fraqueza do tecido de apoio. Idade avançada, obesidade e fumo são fatores de risco conhecidos em adultos.
Crianças com essa hérnia de hiato geralmente nasceram com ela (congênita). Frequentemente, ela é associada ao refluxo gastroesofágico em bebês.
As hérnias de hiato são muito comuns, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Essa condição pode causar refluxo de ácido gástrico do estômago para o esôfago.
Slide 03
Exames e Diagnósticos
Os exames