Hermeneutica
Hermenêutica e Interpretação não são a mesma coisa, são palavras diferentes, porém a hermenêutica é uma forma de interpretação.
2- Tomando como base o esquema abaixo, referente às espécies de interpretação, classifique as alternativas seguem quanto ao agente e especialidade do mesmo:
a) Agente que está intimamente ligado a jurisprudência como forma de expressão do direito. Ex: Lei Municipal de n° 790/2002, que garantia pensão para ex-prefeitos, foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça. (Público - Judicial)
b) Agente da primeira glosa doutrinal que incomodou Napoleão Bonaparte: “Vão estragar meu código!” (Privado - Doutrinal)
c) Agente emanado do próprio poder que editou o preceito em forma geral. Ex: Art. 327, CP - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública. (Público - Autêntico)
d) Agente representante do INSS divulga interpretação dada ao mandamento normativo veiculado na Lei nº 9032, de 28/04/1995. (Público - Administrativo)
3- A interpretação também é classificada quanto a sua natureza, observe os diálogos abaixo e preencha com os referidos tipos:
a) Lucas estudava com colegas para a prova de Hermenêutica quando resolveu ler em voz alta o seguinte trecho do livro: “na verdade aqui não temos uma interpretação do enunciado normativo, mas uma mera leitura para declarar aquilo que está nele escrito”. Após a leitura, Rafaela disse que tal definição era referente a uma interpretação gramatical.
b) Cornélio encontrou Agripino assim que chegou à FACHUSC para fazer prova de Hermenêutica e lhe revelou estar com dúvida quanto à interpretação histórica, pois ela busca através da leitura