herman hertzberger
Capitulo 2
Entenda o conseito de privacidade assim como seu quato é privado aos outros moradores da sua casa assim como sua sala de aula comparado com o hall escolar.
Totalmente diferente de Bali por exemplo onde varias casas ficam em um terreno com uma especie de quintal grande onde todos são donos e cada um tem seu "flat" uma pequena cozinha e quarto para cada com um pouco mais de privacidade.
Já no pequeno vilarejo de Morbich na Áustria esxistem grandes portões como de fazendas nas laterais dos terrenos dando acesso a estabulos, celeiros e hortas.
Isso comprova como são inadequados os terrenos públicos e privados, são equivocados ao projetar espaços e áreas.
Outros exemplos de privacidade usando Bali novamente é as grandes áres em ar livre que são utilizadas para secar o arroz onde nenhum pedestre ou veículo ultrapassa esse perimerimetro tendo ciência da importancia do mesmo.
Outro exeplo forte dessa mistura de pulico e privado são ruas estreitas do sul da Europa onde são estendidas roupas pelas ruas e ninguem mexe nas mesmas.
Devemos entender bem qual o impacto que esse uso privado em terreno publico afeta nós arquitetos.
Como por exemplo na Biblioteca Nacional de Paris onde o projeto da prancha de estudo engloba quatro pessoas propositalmente com uma fonte de luz central para ambos os estudantes. Assim como escrivaninhas de escritorios antigas também dispostas uma contra outra obrigando os usuarios a dividirem com um bem comum seus objetos.
Projetando corretamente o usuario do edifico racional ou inracionalmente intende itens tais como portas de vidro são locais acessiveis onde pode facilmente ver por onde vai