Hereditariedade
Célula – unidade básica de estrutura e funcionamento da vida.
Existem células procarióticas e eucarióticas.
As células procarióticas não possuem organelos membranares e o material celular esta espalhado pelo meio celular (nucleíode)
As células eucarióticas dividem-se em células vegetais (que possuem parede celular e vacúolos de grandes dimensões e cloroplastos) e células animais (que não têm parede celular, mas apresentam centríolos e mitocôndrias).
Núcleo – local onde está armazenada a informação genética, pelo que controla a atividade celular.
Cariótipo – conjunto de cromossomas de uma espécie – cromossoma HUMANO 22 pares de autossomas (46, XY) e um par de cromossomas sexuais (23,X) ou (23,Y).
Cromossoma – suporte da informação genética (DNA).
DNA – material genético que se encontra no núcleo das células eucarióticas e espalhado no meio celular das células procarióticas.
Gene – segmento de cromossoma que cont~em informação sobre uma determinada característica.
Genoma – conjunto de todos os genes de uma epsécie
Genótipo – constituição genética de um indivíduo relativamente a cada característica.
Fenótipo – corresponde à manifestação física do genótipo.
TRANSMISSÃO DE CARACTERISTICAS HEREDITÁRIAS
Genética – área do conhecimento que tem como objetivo o estudo dos genes, procurando respostas para a forma como se processa a herança genética.
O CONTRIBUTO DE MENDEL
Gregor Mendel (1822-1884) – monge da República Checa, filho de um agricultor e com poucos recursos económicos. Estudou a hereditariedade e é considerado o pai da genética.
A espécie de ervilheira Pisum sativum foi a que deu melhores resultados no estudo de Mendel da hereditariedade, pois esta planta possui uma corola fechada (impedindo a fecundação por outras espécies de plantas) e um bom conjunto de características antagónicas.
Os resultados exatos obtidos por Mendel no estudo da hereditariedade devem-se, em grande parte, ao seu rigor