HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE.
TRABALHO SOBRE HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE.
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Licenciatura
Plena em Computação da Universidade Federal Rural de
Pernambuco como requisito e complemento para nota da segunda avaliação do semestre da disciplina de Psicologia sob orientação da Professora
UFRPE
2014
1. O que os estudos da Psicologia sobre a hereditariedade e o ambiente nos apontam sobre as influencias que estas duas dimensões têm no nosso desenvolvimento e aprendizado?
As Teorias da Hereditariedade e Do Meio Ambiente correspondem à fluxos diferentes no campo do Desenvolvimento Humano. Elas se diferenciam em diversos pontos, apresentando e defendendo processos antagônicos na formação dos indivíduos. A Teoria da Hereditariedade, defendida por Francis Galton e Henry Goddard, determina que os fatores genéticos se tornam determinantes na construção do desenvolvimento de cada ser. Os potenciais físicos, intelectuais e sociais de uma pessoa são condicionados pelos genes herdados. A genética dos seus antepassados cumprem um papel crucial. Dando assim, mais força à máxima da “má semente”.
Já a Teoria do Meio Ambiente, sustentada por John Watson juntamente com o Edward L. Thorndike, afirma que o meio em que o indivíduo vive influencia, diretamente, em seu desenvolvimento. A estimulação do meio condiciona e gera qualquer tipo de comportamento. O ser pode ser moldado e o meio desempenha um papel altamente determinante na construção da sua personalidade.
A construção dessa dinâmica de posições isoladas e controvérsias assume um lugar de total relevância no processo geral da Psicologia do Desenvolvimento. Tanto a situação que defende a existência de ideias natas e determinadas por genes, quanto a que acredita que o conhecimento resulta de experiências e fatores do meio, é relevante. Mesmo antagônicas, ao serem analisadas em alguns