Herbert Spencer
Introdução 2
Desenvolvimento
Breve biografia 3 Herbert Spencer e as ciências 4 Perspetiva geral da ciência 5
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia com o intuito de incentivar os alunos a conhecerem grandes filósofos na área da ciência. Onde ficaram a saber um pouco mais sobre as suas teorias sobre a ciência.
Desta forma, abordarei sobre a ciência em geral, fazendo referência a ciência biológica, sociológica e psicológica, associando-a a Herbet Spencer.
Sobre Herbet Spencer
Herbert Spencer (1820-1903) foi um filósofo inglês, um dos maiores representantes do positivismo na Inglaterra. É considerado o fundador da teoria do darwinismo social, onde as classes diferenciadas formariam a seleção natural na sociedade. Teve grande influência em estudiosos como Durkheim.
Interessou-se por filosofia e pela evolução natural. Porém, diferentes de Darwin, as preocupações do filósofo eram as questões sociais. Em seu livro Estática Social (1851), abordou questões sobre o bem-estar social e suas condições. Na sua obra mais conceituada é The Synthetic Philosophy (1896) estavam inseridos os “Primeiros Princípios”, leis gerais da evolução do universo. Outros volumes da obra tratavam sobre os princípios da evolução biológica, psicologia e sociológica.
Herbert Spencer e as Ciências
Herbert Spencer aborta vários pontos de ciência: a biologia, a psicologia e a sociologia.
Para cada uma delas, Spencer atribui uma definição. A ciência biológica é o estudo da evolução dos fenómenos orgânicos e da sua causa. A ciência psicológica divide-se em objetiva e subjetiva. A psicologia objetiva estuda os fenómenos psíquicos no seu substrato material, a psicologia subjetiva serve de apoio a logica, podendo contribuir para determinar o desenvolvimento evolutivo dos processos do pensamento. Esta teoria contrapõe-se a tese de Comte.
Em suma,