Herbario - Plantas Toxicas Interesse Zootecnico
Nome vulgar: Cebola de cabeça.
Princípio ativo: N-propil dissulfito.
Características gerais: Cultivada mundialmente, as espécies silvestres podem ser encontradas em diversas partes do mundo.
Espécies acometidas: búfalos, bovinos, equinos e ovinos.
Sinais: Bovinos: severa metamoglobina que leva à cianose morte, anemia hemolítica com presença de corpúsculos de Heinz, hemoglobinúria e icterícia, inapetência, andar trôpego, aborto, odor de cebola no ar expirado e nas fezes, mucosas pálidas ou ictéricas e urina marrom.
Lesões Micro: Bovinos: “degeneração em gotas hialinas”, nas células do epitélio tubular. No fígado, necrose de coagulação centrolobular moderada multifocal, acompanhada de hemorragia e macrófagos contendo pigmento marrom no citoplasma.
Lesões Macro: Bovinos: cheiro de cebola na carcaça e pedaços de cebola encontrados no rúmen. O cadáver é ictérico ou pálido, os rins e a urina tem cor marrom escura.
2) Nome científico: Ammi majus
Nome vulgar: Cicuta negra (Uruguai e Argentina), amio-maior, ami, bisnaga-das-searas (Brasil).
Princípio ativo: Cumarínicos.
Características gerais: Ocorre no sul do Brasil, é uma planta invasora encontrada com frequência em pastagens cultivadas e em culturas de inverno.
Espécies acometidas: Bovinos e gansos.
Sinais: Bovinos: lesões de fotossensibilização, cegueira, perda de peso
Lesões Micro: Bovinos: edema corneal e acentuada infiltração por neutrófilos na córnea e no processo ciliar, dermatite ulcerativo-exsudativo subaguda nas orelhas, no focinho e na vulva e degeneração tubular focal do rim.
Lesões Macro: Bovinos: dermatite, ceratoconjuntivite, perda de peso, mastite e cegueira.
3) Nome científico: Araucaria angustifólia
Nome vulgar: Araucária.
Princípio ativo: Não possui.
Características gerais: Não é planta tóxica, é considerada uma planta que causa lesão mecânica / traumática, causam lesões nas narinas porque suas folhas as “grimpas” são pontiagudas e causam lesões