Heranças - roma antiga
* Arquitetura romana (material):
- estradas;
- pontes;
- aquedutos;
- cidades;
* Atividades Econômicas (imaterial):
- cultivo de oliveira, vinho e trigo;
- salga do peixe
- extração de sal;
- olaria;
- tecelagem;
* Heranças sociais e culturais (imaterial):
- leis;
- numeração;
- língua – o latim deu origem ao Português;
-religião cristã (Cristianismo) o que influenciou a contagem do tempo;
Arquitetura e o Urbanismo (Material)
No campo das artes, a Arquitetura foi a que mais se destacou, especialmente pela grandiosidade e imponência de suas obras. Aquedutos, estradas, pontes, teatros, circos, anfiteatros e muralhas romanas que subsistem ainda hoje.
As linhas arquitetônicas dessas construções, retomadas em várias épocas inspiram até hoje engenheiros e arquitetos. O arco e a abóbada, cujas técnicas de construção foram herdadas dos etruscos, permitiu a construção dos aquedutos, feitos de pedra que baseavam-se na chamada pedra angular
O traçado das cidades construídas por todo o vasto Império Romano constitui ainda hoje uma referência importante para o urbanismo. O plano urbanístico típico era um quadrado seccionado no centro por duas grandes avenidas, com o restante das ruas compondo um tabuleiro de xadrez.
Há técnicas e ferramentas utilizadas pelos romanos que continuam sendo empregados nas construções. Os tijolos e telhas eram feitos de argila moldada em matrizes de madeira e tinham formato e tamanho padronizados. A argamassa utilizada para fixar os tijolos e pedras era composta de uma mistura de areia, cal, pó de mármore e água. O gesso era material de uso difundido, usado no acabamento e na proteção das construções contra o desgaste do tempo.
A Língua e a Literatura (Imaterial)
O Latim, língua falada pelos romanos, deu origem à várias línguas, como por exemplo: o português, o italiano, o romeno, o francês, o espanhol, o catalão; mas não apenas à essas; está