Herança mitocondrial, Imunogenética
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO” Credenciada pela Portaria Ministerial nº 3.950 de 30/12/02 – DOU de 31/12/02
Pesquisa: Herança mitocondrial e Imunogenética
Ji-Paraná, 10 de novembro de 2013.
PAMELA PINHEIRO VILANOVA - CGU: 109265810
Pesquisa: Herança mitocondrial e Imunogenética
Pesquisa apresentada como exigência parcial para obtenção da nota na disciplina de Genética Humana do Centro Universitário Luterano de Ji - Paraná.
Orientadora: Profª. Daniela Cristina Lemos
Ji-Paraná, 10 de novembro de 2013.
HERANÇA MITOCONDRIAL
A mitocôndria é uma organela da célula que contém um filamento de ácido desoxiribonucléico (DNA) próprio, responsável pela formação de algumas de suas enzimas, e independente do DNA presente em cada célula de um ser vivo. As doenças mitocondriais podem ocorrer por herança autossômica recessiva ou por herança mitocondrial. As mitocôndrias são todas maternas, porque o espermatozóide quando penetra o óvulo só entra com os cromossomos, a célula em que os seres humanos se desenvolvem é materna com todas as suas organelas, inclusive a mitocôndria e seu DNA. Se existe um gene deficiente no DNA mitocondrial a mãe terá o risco de praticamente 100% a cada gestação de ter um filho ou filha com a doença.
A mitocôndria é uma organela presente no citoplasma das células de organismos superiores e possui grande importância no processo de respiração celular. Possuem um tamanho que varia de 0,5 a 1,0 μm de comprimento e são consideradas fábricas de energia, pois processa o oxigênio e a glicose convertendo-os em ATP.
Esta organela, diferentemente das outras, possui carga genética própria, conhecido como DNA mitocondrial (mtDNA). Este não é como o DNA nuclear que possui longas fitas, formadas por dupla hélice e que codificam cerca de 100.000 genes, o mtDNA representa apenas 1 a 2% do DNA celular,