Herança ligada ao sexo
A) todas as filhas do cruzamento do indivíduo VII com uma mulher heterozigota, portadora do gene para o daltonismo, serão daltônicas.
B) todas as filhas do indivíduo III com uma mulher normal, não portadora para o gene do daltonismo, portarão o gene para daltonismo.
C) em um cruzamento do indivíduo VI com um homem normal, a probabilidade de um filho do sexo masculino ser daltônico é de50%.
D) os indivíduos I e VI são homozigóticos dominantes.
E) o indivíduo IV é heterozigótico.
2. (UFC - 2002) O desenvolvimento das glândulas mamárias nos mamíferos é visto normalmente nas fêmeas e a característica é herdada nos autossomos. Este é, portanto, um exemplo de:
A) característica holândrica.
B) características ligada ao sexo.
C) característica restrita ao sexo.
D) característica influenciada pelo sexo.
E) característica limitada ao sexo.
3. Sabe-se que a acondroplasia é um tipo de nanismo, no qual o alelo D, que a condiciona, é letal recessivo. Sabe-se, também, que a hipertricose auricular (cabelos na orelha) é um fenótipo restrito ao sexo masculino. Podemos afirmar corretamente que a razão fenotípica, na qual aparecem anãs sem cabelos na orelha, filhas de um casal de anões acondroplásicos, cujo pai é portador da hipertricose auricular é de:
A) 3/16
B) 3/12
C) 8/12
D) zero
4. (UECE – 2007.2) Sabendo-se que um homem é albino e daltônico, ambas as características recessivas, podemos afirmar, corretamente, que a proporção de seus espermatozóides aXd será de:
A) Zero
B) 25%
C) 50%
D) 100%.
5. (UECE – 96.2) O daltonismo é uma doença hereditária e ligada ao sexo na espécie humana. Se um homem daltônico, casa-se com uma mulher normal, não portadora para o daltonismo, a probabilidade desse casal ter um filho homem e