Hepatitite Autoimune Riccio
774 palavras
4 páginas
Aluna: Patrícia dos Santos Costa Data: 02/10/2012Disciplina: Imunologia aplicada a Farmácia
Curso: Farmácia – Noturno Profº. Ricardo Riccio
Hepatite autoimune:
A Hepatite autoimune (HAI), é uma doença causada por um distúrbio do sistema imunológico, que passa a reconhecer as células do fígado (principalmente os hepatócitos) como estranhas, desencadeando uma resposta inflamatória com envolvimento predominante de células T que produz anticorpos contra as células causando destruição das mesmas. Quando não submetido a tratamento adequado e em tempo, pode progredir para cirrose com suas complicações, como varizes de estomago, ascite e encefalopatia hepática.
As mulheres são mais acometidas, podendo se manifestar em qualquer grupo étnico e faixa etária, o surgimento dos sintomas geralmente são inespecíficos, com fadiga, icterícia, náuseas, dor abdominal e dores articulares, o quadro clínico da doença pode variar desde o paciente completamente assintomático, até a falência hepática com encefalopatia.
DIAGNÓSTICO:
Baseia-se em confirmar a presença de inflamação no fígado (pela histologia e presença de anticorpos contra hepatócitos no sangue), a presença de autoanticorpos contra hepatócitos e a falta de sinais sugestivos de lesão em canais biliares ou de outras doenças que levam a hepatite crônica e cirrose; aumento nas gamaglobulinas (proteínas do sistema imunológico em especial a IgG); hepatite de interface (necrose em saca rolha ou hepatite peri-portal) à biopsia hepática; melhora com corticoterapia. Os primeiros sintomas surgem em período de exacerbação da doença podendo ser fatal. Por não haver um exame específico, o diagnóstico é baseado em um escore (sistema de pontos), onde características da HAI "ganham" pontos e características que sugerem outras causas "perdem" pontos. Antes de iniciar o tratamento, pontuação maior que 15 significa diagnóstico de certeza e de 10 - 15 de "provável" HAI. (hepatite autoimune). Se após tratamento com