Hepatites Virais
MICROBIOLOGIA
HEPATITES VIRAIS
BELO HORIZONTE
2012
INTRODUÇÃO
A Hepatite é um grande problema da saúde pública no Brasil e no mundo. No Brasil são mais comuns as hepatites virais causadas pelos vírus A, B, C e D. Sendo que milhares de pessoas são portadoras do vírus B e C, e não sabem. O vírus E é mais comum na Ásia e na África. (Figura 1)
Figura 1 – Mortes através das Hepatites A, B, C e D no Brasil (1999 – 2009)
Fonte: http://cs.i.uol.com.br/cienciaesaude/2010/07/28/tabela-de-mortes-em-decorrencia-de-hepatites-a-b-c-e-d-no-brasil-de-1999-a-2009-1280333310614_436x306.jpg
Hepatite é um processo inflamatório do qual se tem a necrose de hepatócitos. A necrose ocorre por substâncias tóxicas que lesam o fígado, e por variedades de agentes infecciosos, que resultam em manifestações imunológicas, morfológicas, bioquímicas e clínicas. (Figura 2)
A evolução da doença varia de acordo com o vírus.
Figura 2 – Fígado, alvo da Hepatite.
Fonte:http://www.cg.unimed.com.br/img/noticias/figado.png
HEPATITE A
A Hepatite A é causada pelo vírus A (VHA), e é conhecida também por ‘hepatite infecciosa’. Sua forma de contágio é fecal-oral, por alimentos contaminados pelo vírus, por contato entre indivíduos, e pela água.
- DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
É realizado através de exame de sangue, do qual se devem detectar anticorpos anti-HAV. Após a confirmação, o profissional da saúde irá informar o tratamento adequado. Quando o paciente segue corretamente todas as orientações médicas, a doença se torna totalmente curável. A Hepatite A é uma doença benigna, e em menos de 1% dos casos é fulminante, e causa doença hepática aguda.
- SINTOMAS
Geralmente não há sintomas, mas, quando há, costumam aparecer cerca de 15 a 50 dias após a infecção. Os sintomas mais comuns são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.