hepatite
O vírus da hepatite C é uma importante causa de doença hepática em todo mundo, com aproximadamente 170 milhões de pessoas afetadas. Com base em dados da rede de he-mocentros de pré-doadores de sangue, em 2002, a distribuição variou entre as regiões brasilei-ras: 0,62% no Norte, 0,55% no Nordeste, 0,28% no Centro-Oeste, 0,43% no Sudeste e 0,46% no Sul. Um dos poucos estudos de base populacional realizado em nosso meio revelou 1,42% de portadores de anti-HCV. É a infecção transmitida pelo sangue mais comum, responsável por quase a metade de todos os indivíduos com a doença hepática crônica e a indicação mais comum para o transplante de fígado, atualmente está havendo um número crescente de casos tornando-se um dos problemas mais importantes de saúde pública. A detecção deste infecta-dos é de extrema importância, porque:
A hepatite C atinge 2,6% da população brasileira, sendo que atinge índices próximos de 4% na população acima de 50 anos. Na população brasileira estima-se que existam cerca de 4,5 milhões de infectados pela hepatite C. A hepatite C atinge a todos, adultos e crianças, homens e mulheres, ricos e pobres, qualquer raça ou credo, sem distinção.
OBJETIVO
Conscientizar as populações de risco a se prevenirem da doença e detectar os possíveis e casos e encaminhar para tratamento. São elas:
• Usuários de drogas endovenosas;
• Indivíduos com múltiplos parceiros sexuais;
• Profissionais de saúde;
A assistência aos pacientes hepáticos, sempre que possível, deve ser proporcionada por profissionais de saúde de várias áreas, constituindo a chamada equipe multiprofissio-nal. Para o bom funcionamento integrado da equipe, é indispensável que sejam bem definidas as responsabilidades específicas de cada profissional técnico, tanto em rela-ção ao atendimento do paciente, como em relação à equipe multiprofissional como um todo.
Participantes: - Serviço de saúde – Secretaria de Saúde do município e os