Hepatite c
A hepatite é toda ou qualquer inflamação no fígado, que nada mais é um dos principais órgãos responsáveis pelo metabolismo e excreção de medicamentos e produtos tóxicos, podendo ser danificados por eles no processo.
A hepatite C é uma doença infecciosa viral contagiosa causada pelo vírus, da família Flaviviridae, tendo seu período de incubação de 15 a 150 dias. Seu quadro clinico pode ser Aguda, onde as manifestações dos sintomas são raras como febre, dores musculares, náuseas, cefaléia com o aparecimento de icterícia, edema, colúria, acolia fecal e Crônica, ocorre quando a reação da aguda persiste por mais de 6 meses, podendo evoluir para a cirrose,resultando em transplantes hepático ou até óbito.
A hepatite pode ser adquirida através de transfusão de sangue e uso de drogas injetáveis. Acupuntura, piercing, tatuagens, manicure, barbearia, instrumentos cirúrgicos, hemodiálise, transplantes de órgãos e tecidos, acidente ocupacional. A prevenção é feita evitando-se o uso de materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados, triagem nos bancos de sangue, doadores de órgãos, tratamento dos indivíduos contaminados, abstinência ou diminuição do uso de álcool, controle de peso, colesterol e glicose. Não existe vacina para a hepatite C.
Pode-se relatar um acidente em uma obra de Gasoduto, onde um colaborador de função lixador, no final de expediente utilizou uma lixadeira para cortar um tubo, sendo o procedimento correto usar uma maquita, rompeu o disco e voltou ao seu rosto resultando em um corte próximo ao nariz, colaboradores presentes queriam ajudar seu colega nos primeiros socorros, nesta situação o técnico de segurança do trabalho comunicou a engenharia da empresa e a enfermagem, pegou a mala de primeiros socorros usando a luva para a compressão do sangramento do colaborador acidentado e afastando os outros colaboradores agoniados com a situação, preencheu a CAT(Comunicação de Acidente de Trabalho).Após toda comissão foi