Hepatite A B E C
Como prevenir a hepatite A?
A doença pode ser prevenida através da melhoria das condições de higiene e de saneamento; do uso de imunoglobulina e de vacinas.
Como são feitas as vacinas contra a hepatite A?
As vacinas contra a hepatite por vírus A contêm partículas mortas do vírus, são muito purificadas e não causam infecção.
Como é o esquema de vacinacão?
O esquema de vacinação depende do tipo de vacina utilizada; as vacinas monovalentes são administradas em duas doses (momento inicial e reforço após seis meses) e a vacina combinada contra hepatite A e hepatite B é administrada em esquema de três doses (inicial, 30 e 180 dias após a primeira dose).
O Vírus causador
A sua denominação é VHA - Vírus da Hepatite A - tem uma dimensão de 27 nm, é da família dos picornavírus, tal como o vírus da poliomielite.
O seu genoma é constituído por ARN, positivo e monocatenário. Encontra-se por todo o mundo, especialmente em lugares onde as condições de higiene são escassas. Espalha-se através do contato direto ou indireto com material fecal e encontra-se nas fezes da pessoa infectada duas a três semanas antes de os sintomas se declararem e durante os primeiros oito dias em que a doença permanece ativa.
Este vírus é muito infeccioso e é a causa mais frequente de hepatite aguda (mais de 50 por cento dos casos), apesar da sua presença no sangue ser diminuta e de curta duração. Uma pessoa que não tenha anticorpos, adquiridos quando teve a hepatite A ou através da vacina, pode ser infectada e transmitir a doença a outros, mas o risco é pequeno no contato ocasional.
Hepatite B
Como prevenir a hepatite B?
Evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio. A realização de tatuagens, a colocação de piercings e de tratamentos com