Hepatite tipos c, d e e
CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
ANDRESSA MAYHEW
GABRIEL CARDOSO
JANAÍNA VANZELER
JOÃO NETO
MARA FIGUEIRA
WILDER SANTOS
SEMINÁRIO – HEPATITE (TIPOS C, D E E).
Seminário apresentado como forma de avaliação da disciplina Microbiologia e Imunologia, sob a orientação da Prof. a Cláudia Carreira.
Belém
2012
1. HEPATITE C
1. Propriedades Relevantes e Ciclo Replicativo
Originalmente classificada como ‘hepatite não A, não B’, a hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C (HCV). O HCV é um vírion envelopado, cujo genoma é de RNA de fita simples positiva, sendo altamente infeccioso e não apresentando polimerase, haja vista que seu genoma atua como mRNA dentro da célula hepática. Pertence à família viral Flaviridae, gênero Hepacivirus. Como o HCV ainda não foi cultivado em culturas celulares, não se tem certeza de como ocorre seu ciclo replicativo. No entanto, acredita-se que ele segue o modelo de replicação de outros flavivírus, ou seja, que a replicação do HCV ocorre no citoplasma, traduzindo seu RNA em grandes poliproteínas, que são clivadas por uma protease específica, gerando as proteínas virais funcionais. No fígado, a síntese de mRNA é intensificada por um microRNA hepatoespecífico.
1.2 Transmissão, Epidemiologia, Patogênese e Imunidade
O HCV é transmitido principalmente pelo sangue humano. Atualmente, o uso de fármacos injetáveis, a aplicação de tatuagens e práticas de medicina popular feitos com agulhas inadequadamente esterilizadas ou reutilizadas são responsáveis por quase todas as novas infecções por HCV. Dentre as demais formas de transmissão estão a transmissão vertical (mãe-filho), a transmissão por meio de Imunoglobulinas de uso comercial – a hepatite C é o único exemplo de doença infecciosa transmitida por imunoglobulinas – e a transmissão