Henry lawrence gantt
A Administração Científica foi o primeiro passo no estudo da administração. Nessa época aparecem grandes nomes como Henry Gantt e Taylor. Esses buscaram o objetivo de conseguir maior produtividade para suas empresas, e conseguiram, mas deixaram de lado outras preocupações.
VIDA E OBRA DE GANTT
Henry Lawrence Gantt nasceu em 1861 e faleceu em 1919. Em 1884 formou-se em engenharia mecânica. Em 1887 foi trabalhar pra Midvale Steel e se tornou assistente no departamento de engenharia, onde Taylor era o engenheiro-chefe de produção. Em 1888 tornou-se assistente direto de Taylor. Gantt era também um inventor prático, e junto com Taylor registrou seis patentes.
CONTRIBUIÇÕES PARA A ADMINISTRAÇÃO
Henry Lawrence Gantt estudou o problema do salário produtividade e verificou a necessidade de controlar o resultado da jornada de trabalho de cada operário ou equipe de trabalho, para que as remunerações fossem proporcionais ao resultado efetivo do trabalho.
Ele afirmou que os incentivos financeiros são apenas um dos muitos que influenciam o comportamento dos funcionários. Gantt em um esforço para motivar as pessoas a atingir níveis mais elevados de produção, desenvolveu um sistema no qual os trabalhadores poderiam ganhar um prêmio, além da taxa de peça em si acima de sua cota de produção diária. Gantt acreditava firmemente que a compensação do trabalhador era necessária para corresponder não só a produção pelo sistema de pagamento por peça, mas também à superprodução do sistema de recompensa.
Para que isso tivesse efeito ele criou um gráfico chamado “gráfico de Gantt”, com técnicas de planejamento e controle.
O seu gráfico permite, através de simples controle visual, a verificação daquilo que devia ser produzido e do que foi produzido numa jornada de trabalho e o resultado acumulado com as outras jornadas, criando ainda o primeiro sistema de incentivo salarial, cuja base se fundamentava na produção diária do individuo, salário mínimo fixo