henry giroux
Por não concordar com o modo de pensar e agir de seus colegas, Giroux inicia seu trabalho no desenvolvimento de uma cuidadosa critica dessas perspectivas bem como no esboço de alternativas, ele queria superar as falhas e omissões dessas teorias que para ele tinha que superar o pessimismo e o imobilismo, pois ele é contra a dominação rígida das estruturas econômicas e sociais imposta pelo o núcleo. Em seu pensamento tinha que existir mediações e ações no nível da escola e no currículo para poder trabalhar contra os desiguinos do poder e do controle.
Henry Giroux se inspirou em Paulo freire, por ele ter uma concepção libertadora de educação, noções de ações culturais e por acreditar na importância da participação das pessoas envolvidas na construção de seus próprios significados e cultura Freire não deixavam de enfatizar a conexões entre pedagogia e a política, a educação e o poder. Com esses pensamentos de Freire, Giroux se identificou com ele e percebeu que seus pensamentos combinavam e que eles lutavam pelo mesmo propósito que era simplesmente desenvolver uma perspectiva de currículo que contestasse os modelos técnicos então dominantes.
Giroux acredita que é possível canalizar o potencial de resistência demonstrando para os estudantes e professores a pedagogia e o currículo como um conteúdo claramente político, mas sem deixar de ser critico das carências e dos arranjos