Henry ford
O automóvel revolucionou a maneira que bilhões de pessoas no mundo se locomovem. Porém, mais que simplesmente nos dar uma nova opção de transporte, o automóvel realmente transformou nossa sociedade, nossa cultura, e, acima de tudo, nosso modo de vida. Com a presença constante do automóvel em nosso estilo de vida moderno e de passos acelerados, é fácil de esquecer o fato que o automóvel nem sempre fez parte de nossas vidas.
Em 1896, Ford terminou seu primeiro automóvel experimental, o quadriciclo, que atingia a velocidade máxima de 32 km/h. Em 1903, a Ford Motor Company foi fundada, mas até 1909 não tinha começado a produzir veículos em massa. Em seu primeiro ano de produção, dezoito mil modelos de Ford T foram produzidos.
Em 1920, seis anos após a Ford ter implementado a sua linha de montagem em Highland Park, fábrica de Michigan, a produção tinha ultrapassado um milhão. Antes da produção em massa dos automóveis, alguns carros foram construídos individualmente, e como resultado eles eram muito caros.
A inovação da linha de montagem Ford permitiu acelerar a produção de carros. Esse desenvolvimento possibilitou que um carro fosse produzido a cada dez segundos.
A produção em massa de carros conduziu a uma queda maciça de preços. Em 1911, o preço médio de um carro era de aproximadamente mil e duzentos dólares. No momento em que a media de renda anual era de mil dólares, e o preço de uma casa nova era de dois mil e quinhentos dólares. Esses preços podem parecer muito baixos hoje, mas considere que o preço de um carro era aproximadamente metade do preço de uma casa nova. Hoje, com um preço médio de quinhentos mil dólares por uma casa, significaria que um carro custaria em média um quarto de milhão de dólares.
Mas só um ano depois, em 1915, Ford começou a usar o método de linha de montagem, o custo de seus carros foi reduzido pela metade, para somente seiscentos dólares. Em pouco tempo o preço chegaria a duzentos e