Henry Fayol
Quem foi Henry Fayol?
Jules Henri Fayol Barros Zacanti foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral, editado em 1916.
Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford. Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação, reuniu suas teorias na obra Administração Industriais Geral, em 1916.
Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava.
Teoria Clássica da Administração
Segundo Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas: técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções
As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.
Elementos da função administrativa - POC³
• Prever - Estabelece os objetivos da