Henri Wallon
Fazer uma breve explanação sobre a vida e teoria de Henri Wallon.
CONTEÚDO
Biografia;
Conceito de Afetividade;
Introdução à Teoria de Wallon;
Estágios do Desenvolvimento.
BIOGRAFIA
Viveu na França entre 1879 a 1962;
Foi filósofo, médico, psicólogo e político;
Vivenciou as duas Guerras Mundiais;
Ficou conhecido por sua Teoria do Desenvolvimento Infantil.
CONCEITO DE AFETIVIDADE
Dinâmica em Grupo
Colocar as pessoas em círculo e pedir para elas demonstrarem algum tipo de afeto num urso de pelúcia. Depois solicitar que elas repitam esse mesmo gesto de afeto com a pessoa ao lado.
Resgate da dinâmica
Todo ser humano tem necessidade de sentir e demonstrar afeto. Wallon explica que a afetividade é a primeira forma de interação com o meio ambiente e a motivação primeira do movimento. À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções, diferenciando-se, para si mesma, do ambiente. A afetividade é o elemento mediador primordial das relações sociais, portanto, é um dado que separa a criança do mundo exterior. As transformações fisiológicas no sistema neurovegetativo da criança revelam traços importantes de caráter e personalidade. A raiva, a alegria, o medo, a tristeza e os sentimentos mais profundos ganham função relevante na relação com o meio e ajudam o ser humano ao autoconhecimento.
INTRODUÇÃO À TEORIA WALLONIANA
Henri Wallon diz que o processo de aprendizagem é dialético e faz o estudo da pessoa completa. Para ele cognição é importante, porém não mais importante do que a afetividade e a motricidade.
O homem é resultado de influências fisiológicas e sociais, não podendo separar um do outro no processo de desenvolvimento humano.
Desenvolver-se é sinônimo de identificar-se em oposição ao mundo exterior. Nesse processo há uma série de