Henri Poincaré
Jules Henri Poincaré nasceu em Nancy, Paris em 29 de abril de 1854 e foi um matemático, físico e filósofo da ciência.
Ele vinha de uma família influente. O seu pai, Léon, era professor de medicina na Universidade de Nancy. A irmã dele, Aline, casou com o eminente filosofo Émile Boutroux e seu primo, Raymond, foi presidente e primeiro ministro da França.
Henri era uma criança muito sábia e muito inteligente. E desde pequeno era apaixonado pelo ato de ler e sua memória era muito boa, que podia sempre dizer em que página e em que linha de um livro tinha visto uma ou outra coisa.
Mostrou pela primeira vez possuir forte capacidade para a matemática aos 15 anos.
Contudo, em 1871, ele passou nos exames do primeiro grau quase reprovando a matemática, quando se
confundiu com uma pergunta simples sobre séries geométricas. Redimiu-se pouco depois ao ganhar o primeiro prêmio em matemática nos exames para a Escola de Silvicultura sem ter tirado quaisquer apontamentos nas aulas.
Henri foi para a escola École Polytechnique, onde era o centro da matemática francesa. Foi ai que ganhou fama como menino prodígio da matemática. Lá permaneceu de 1873 até 1875, data onde entrou na École des Mines.
Jules pensava então tornar-se engenheiro. Mas, nos tempos livres, fez algumas descobertas no campo das equações diferenciais as quais, três anos depois, apresentou como tese de doutoramento na Universidade de Paris.
Henri, então foi nomeado para professor de "Análise Matemática" em Caen em 1879. No término da sua estadia em Caen, casou com Mlle Poullain d’Andecy. E desta união nasceram três meninas e um rapaz: Jeanne, Yvonne, Henriette e Leon.
Jules Henri foi um grande investigador de princípios gerais e percorreu praticamente toda a matemática da época: equações diferenciais, teoria dos números, análise complexa, mecânica, astronomia, física e matemática.
Todas suas obras completas somam mais de 400 livros e artigos, muitos deles de grande extensão.
Em