Henri ford
Henry Ford foi o fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo e tornou-se um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários.
Ford nasceu em 30 de junho de 1863, em uma fazenda no estado do Michigan. Seu pai, William Ford e sua mãe, Mary Litogot deram a Ford quatro irmaos: Margaret Ford, Jane Ford, William Ford e Robert Ford.
Ford era o responsavel pelos reparos de motores na fazenda de seu pai, onde mostrava muita habilidade para inovar e gostava de observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. Quando sua mãe morreu em 1876, Ford afastou-se dos trabalhos na fazenda, contrariando seu pai que desejava que o filho assumisse seu lugar.
Em 1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1882, ele retornou para trabalhar na fazenda da família e se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse. Aos 19, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomóveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentrou nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina.
Ford casou-se com Clara Jane Bryant em 1888, e se