Henker
Fabiano Santos Ferreira, Jose Orlando de Jezus Ferreira e Irving Flores da Silva
RELATÓRIO DE ENSAIOS DE COMPRESSÃO PARA FLEXÃO EM EUCALIPTO, CEDRINHO E PORCELANATO
Santa Cruz do Sul, Novembro de 2011 Objetivo
Este trabalho tem por objetivo analisar experimentalmente, a propriedade mecânica de resistência a compressão para flexão, nos corpos de prova: porcelanato e madeira (Eucalipto e Cedrinho).
Referencial Teórico
Segundo CALLISTER (2002), esforço de flexão ou momento fletor é um caso particular de tração e compressão, agindo juntos na mesma seção, causando deformações predominantes nas faces opostas do corpo ou estrutura, e menores deformações e consequentes tensões na parte central, se anulando no eixo de inércia, sendo que o ensaio de flexão em quatro pontos, aplicado neste trabalho, é composta por uma barra bi apoiada com aplicação de carga em dois pontos equidistante dos apoios.
Nas máquinas de ensaio de flexão, os apoios sobre os quais descansa o corpo de prova são, na maioria das vezes, roliços com possibilidade de giro, o que ajuda na diminuição da fricção ou no atrito do corpo de prova e nos suportes. A carga de flexão deve ser aplicada lentamente.
Materiais e Métodos
Os equipamentos utilizados nos ensaios foram os seguintes: 1 (uma) Emic DL30000N Maquina Universal de Ensaio Figura 1 e 1(uma) Trena.
| Máquina universal para ensaio de tração em materiais.Fonte: http://ead.unisc.br/moodle/file.php/97 37/2_Tensoes_deformacoes.ppt |
Figura 1. Máquina de ensaio. Na determinação das propriedades relacionadas à resistência da madeira, o ensaio de flexão foi feito de forma mais usual, que é utilizando-se dois pontos de aplicação de carga. Como a resistência da madeira em condições de compressão ao longo das fibras é muito menor que as condições de tração, o processo de fratura completa começa na zona comprimida, na forma de ondulações. A fratura completa, ocorre na zona tracionada e consiste na