HEMOTRANSFUSÃO
FINALIDADES;
As transfusões são realizadas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, para restaurar o volume sanguíneo da organização, para melhorar a isenção ou para emendar distúrbios da coagulação.
A administração de sangue e componentes sanguíneos requer o conhecimento de técnicas de administração corretas e das possíveis complicações. È muito importante estar familiarizado com as políticas e procedimentos da instituição para terapia transfusional.
História da Hemotransfusão
1818 - James Blundell transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós parto,(primeira transfusão)
1901 - Karl Landstainer descobre os grupos sanguíneos ABO,foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900 - 1901), dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho
1936 - Em Barcelona surgiu o primeiro banco de sangue, durante a guerra civil espanhola. Enfrentavam problemas relacionados a coagulação do sangue.
1940 - Levine descobre o fator Rh positivo ou negativo. Quem é Rh positivo possui uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos. Quem não tem esse antígeno é Rh negativo.
Após a II guerra mundial surgem no BRASIL os primeiros bancos de sangue privados.
1970 - Implantação dos HEMOCENTROS, iniciando uma política do sangue.
Legislação
RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) Nº 153 de 14 de julho de 2004 da ANVISA( Agência Nacional da(