Hemorragias e Queimaduras
I N T RO D U Ç Ã O
Este trabalho de Primeiros Socorros, realizado pelos alunos da turma 11 do curso Técnico em Segurança, consiste em aprofundar os conhecimentos sobre hemorragias caracteriza por uma intensa perda de sangue por algum orifício ou corte para dentro ou para fora do corpo, e queimaduras que são lesões da pele provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos, ou certos animais e vegetais que causam dores fortes e podem levar a infecções. Apresentaremos alguns procedimentos básicos para os primeiros socorros.
HEMORRAGIA
Caracteriza-se por uma ruptura dos vasos sanguíneos com intensa perda de sangue, vaso constrição cutânea muscular e visceral, para tentar manter o fluxo sanguíneo para os rins, coração e cérebro, órgãos mais importantes para a manutenção da vida, ocorre também um aumento da freqüência cardíaca para tentar manter o débito cardíaco, assim, a taquicardia é muitas vezes o primeiro sinal de choque hipovolêmico.
Classificação das Hemorragias
Quanto a sua forma:
Petéquias (1 a 2 mm);
Púrpura (> 3 mm);
Sufusão hemorrágica, equimoses (1 a 2 cm);
Hematomas (> 3 cm).
Hemorragia Interna
São mais difíceis de serem identificadas, pois o sangue se acumula nas cavidades do corpo, ocorre quando não a vemos sem exames específicos como estômago, pulmões, bexiga, cavidades torácica, abdominal, craniana quando há um pequeno sangramento no nariz, ouvidos.
Alguns Sintomas:
Pulso fraco;
Desmaio;
Queda pressão arterial
Sede;
Pele pálida, fria e úmida;
Ansiedade ou indiferença;
Pupilas dilatadas
Tipos de hemorragias:
Epistaxe: é o rompimento de um vaso sanguíneo do nariz
Hematêmese: é o sangramento proveniente do esôfago ou do estômago e eliminado pela boca, sob a forma de vômitos
Hemoptise: é o sangramento proveniente das vias respiratórias , normalmente eliminado sob a forma de golfadas